O que é a Osteopatia?


É uma medicina complementar específica baseada na biomecânica do corpo, assentando na inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e o resto do corpo.

De acordo com a General Osteophatic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido): “ A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento, que tem como ênfase principal, a integridade estrutural e funcional do corpo.
É distinta no facto que reconhece que a maior parte da dor e incapacidade que sentimos, advém de disfunções da estrutura corporal, assim como, lesões provocadas pela doença”.

Como Atua a Osteopatia?

A Osteopatia atua através de um tratamento com técnicas manuais, no qual o osteopata trata, através das mãos, as disfunções somáticas e estruturais do corpo.

O objetivo é restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema músculo-esquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas. 

Que disfunções pode tratar a Osteopatia?

A Osteopatia pode incidir o seu tratamento no aparelho da locomoção, coluna vertebral, articulações, músculos, ligamentos e distúrbios osteoarticulares, viscerais e fasciais.
Qual a Metodologia aplicada?

Técnicas estruturais: manipulações articulares;
Técnicas rítmicas: estiramentos, bombeios;
Técnicas funcionais: relaxamento das fáscias.
Como é realizado o Tratamento Osteopático?

O tratamento é baseado num exame clínico completo com a anamnese, observação de postura e avaliação dos tecidos e articulações, que conduz ao diagnóstico.

Após determinado e através de técnicas manuais é restabelecida a mobilidade alterada dos sistemas que estejam em desequilíbrio: músculo-esquelético ou estrutural, sacro craniano e/ou visceral.
Aplicada em que casos?

- Disfunções coluna vertebral: Hérnias/protusões discais, torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, desequilíbrios da bacia, contracturas, ciática.
- Disfunções articulares: entorses, subluxações articulares.
- Disfunções músculo-esqueléticas: artroses, artrites, fibromialgia, tendinites.
- Disfunções da esfera craniana: cefaleias, enxaquecas, tonturas, vertigens, alterações - ATM, acufenos (zumbidos), sinusite.
- Disfunções viscerais: gastrite, obstipação.
- Transtornos digestivos, circulatórios e respiratórios.
- Estados de Tensão: stress, irritabilidade, tensão.
- Dores no Membro Superior: Nevralgias, Cervicobraquialgias, periartrites escapulo-umerais, parestesias, cotovelo de tenista, lesões por esforços repetitivos;


A Osteopatia atua na prevenção de vários distúrbios, sendo eficaz como complemento a práticas psicológicas e médicas.
Recorre-se à Osteopatia em mais algum caso?

Sim.
É bom receber um tratamento osteopático após um período difícil durante o qual fomos mal tratados tanto física como moralmente.
Nesses períodos o nosso corpo acumula tensões e libertá-las uma vez ultrapassada a dificuldade permite uma recuperação rápida em todos os planos.
Benefícios da Osteopatia?

A osteopatia é um meio para reencontrar uma postura adequada e movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, visa uma harmonia do corpo, proporcionado bem-estar.
Alguns dos seus benefícios são:

É uma terapia que pode ser aplicada desde o bebé ao mais idoso;
Melhora a postura;
Retardar os sintomas de desgaste articular;
Elimina a dor nos problemas osteomusculares de origem mecânica;
Melhora a mobilidade articular;
Estimula a força e flexibilidade.

 

 

 

Copyright ©2013